Histórico e Perfil Corporativo

Sobre a Arezzo&CO

A Arezzo&Co é líder no setor de calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil. Com 45 anos de história, comercializa atualmente mais de 11 milhões de pares de calçados por ano, além de bolsas e acessórios. Possui cinco marcas – Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman e Fiever – com produtos que se destacam pela qualidade, design, conforto e inovação.

As marcas da Arezzo&Co são associadas a um estilo de vida diferenciado e desejado. Contando com amplas linhas de produtos, conseguem alcançar públicos-alvo específicos além de atender a diferentes ocasiões de uso.

Ao longo dos anos, a companhia conquistou dezenas de prêmios nas áreas de produção, tecnologia, inovação, gestão, comercialização e web commerce. Foi considerada em diversos anos consecutivos a melhor franquia de calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil. Ocupou a primeira posição em vários rankings, entre eles o do setor de calçados, têxteis e artefatos de couro da Melhores e Maiores da revista Exame.

Nossa História

  1. 1972

    A Arezzo&Co foi fundada em 1972 por Anderson Birman, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. A empresa nasceu de um sonho empreendedor de encantar as mulheres e da inspiração e desejo do Sr. Birman de ligar a produção de calçados brasileira, que nos anos 70 sofria grande influência da moda européia, à moda italiana. A empresa começou produzindo sapatos masculinos, mas logo migrou para o público feminino e desenvolveu a marca que viria a ser referência de calçados e bolsas femininas no Brasil: a Arezzo.

  2. 1979

    A consolidação da marca Arezzo no mercado brasileiro de calçados femininos se deu em 1979, com o lançamento do modelo de sandália Anabela, revestido de juta. O modelo diferenciado se tornou, em pouco tempo, o primeiro grande sucesso de vendas da marca.

  3. 1980

    A década de 80 foi marcada pela verticalização da produção na região de Minas Gerais, o que possibilitou maior controle e qualidade dos processos em toda cadeia produtiva, da matéria prima ao produto final. Nessa época, cerca de 1,5 milhões de pares eram produzidos por ano e a empresa contava com 2.000 funcionários.

  4. 90s

    A década de 90 foi marcada pelo foco no varejo. Em 1990, a marca Arezzo abriu sua primeira loja conceito – flagship store – na rua Oscar Freire em São Paulo, que desde a época já era um importante polo comercial de grifes nacionais e internacionais na cidade.


    A Companhia passou a investir mais em ações nos pontos de venda, fortalecendo também suas operações no canal de franquias, o que lhe permitiu levar seus produtos a todo o território nacional. Além disso, lojas próprias foram abertas em centros estratégicos de consumo.


    Foi nesse época que as operações fabris próprias foram encerradas em Minas Gerais e o outsourcing da produção passou a ser realizado na região calçadista do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul.


    Ainda nos anos 90 o conceito de fast fashion começou a ganhar destaque e as operações comerciais foram centralizadas em São Paulo. Nesse período, a Arezzo passou a se especializar em P&D e em gestão de marca, inovando com investimentos em marketing e comunicação, além do desenvolvimento cada vez mais rápido de novos modelos e tendências.

  5. 1995

    Alexandre Birman, aos 18 anos, fundou a marca Schutz, incialmente independente da Arezzo e com a proposta de ser uma marca de calçados para esportes outdoor sendo, na sequencia, transformada em uma marca de calçados femininos e passando a ser reconhecida por produtos fashion


    Em 1999, a Schutz também migrou sua produção para a cidade de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, e em 2002 iniciou a expansão internacional de suas operações por meio da exportação de calçados e participação nas grandes feiras internacionais de calçado.

  6. 2007

    Foi marcado pela entrada do fundo de Private Equity Tarpon na Companhia, junto com a entrada da Tarpon a marca Schutz passou a ser incorporada ao grupo. A união entre Arezzo, Schutz e o fundo de Private Equity trouxe grandes sinergias à gestão familiar e complementariedade ao portfólio de marcas.

  7. 2008

    Inaugurada em novembro de 2008, a Anacapri leva o nome de uma cidade localizada em uma ilha do Mar Mediterrâneo. A marca procura descomplicar o dia a dia das mulheres. Qualidade, preço, personalidade e principalmente conforto são ítens indispensáveis em cada coleção que lança. São cerca de 1.000 modelos e cores por ano, apresentados em três principais coleções e edições limitadas.

  8. 2009

    Alexandre Birman, também fundador da marca Schutz, projetou sua grife homônima em 2009, com a intenção de conquistar pontos de varejo de luxo no mundo. Ainda nesse mesmo ano foi escolhido como "Talento Revelação do Ano" e recebeu o prêmio "Vivian Infantino – Talento Emergente", pela revista Footwear News, em evento patrocinado pela FFANY – Fashion Footwear Association of New York, sendo o primeiro brasileiro a receber um prêmio dessa revista. Como uma marca global, o sapatos Alexandre Birman passeiam pelos pés de celebridades e ícones de estilo mundo afora; se faz presente nas prateleiras de top multimarcas pelo globo, como Net a Porter, Bergdorf Goodman, Saks, Harvey Nichols, além de seus quatro endereços em solo brasileiro, no Shopping Iguatemi, JK Iguatemi e Cidade Jardim, em São Paulo e no Shopping Village Mall no Rio de Janeiro.

  9. 2011

    Dando mais um passo em direção à institucionalização, em fevereiro de 2011 a Arezzo&Co se tornou uma Companhia aberta, passando a ter com suas ações negociadas sob o ticker ARZZ3, listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa.

  10. 2012

    Em setembro de 2012, foi inaugurada a loja flagship da Schutz em Nova Iorque, na Madison Avenue, primeira loja própria do grupo fora do Brasil. O lançamento da loja marcou o reforço do branding da marca, aumentando sua percepção para diferentes públicos nacionais e internacionais. O mercado americano é o maior mercado de calçados femininos do mundo – e nossa vantagem competitiva se traduz em preços atrativos aliados à qualidade e “fashion content” similares a dos grandes players de luxo internacionais.

  11. 2015

    Fiever, uma alusão a FIVE (5ª marca do grupo) e FEVER (febre em inglês), nasceu em dezembro de 2015 como uma marca urbana, cool e despretensiosa voltada para o público jovem. A marca busca sempre inovar, acompanhando o ritmo dessa geração. O ícone é o tênis white sole que traduz a essência da marca: prática, cool e versátil.

  12. 2016

    A operação piloto nos EUA em 2016 deu importantes passos com a abertura de uma segunda loja flagship, em Los Angeles. A marca Schutz também ganhou outro grande reconhecimento no mercado americano: o prêmio "Brand of the Year", recebido da Footwear News, importante veículo de comunicação do setor.

  13. 2154

    Através de muito trabalho, paixão e uma busca continua pelo desenvolvimento e geração de valor a longo prazo para seus stakeholders, a Arezzo&Co espera que em 2154 esteja ainda mais fortalecida e reconhecida pelo desenvolvimento de produtos inovadores e lançamento de tendências, perpetuando assim o sonho da família Birman de encantar as mulheres.


    Rumo a 2154!!